Como definir o investimento em mídia online?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

As estratégias digitais são prioridade no investimento de mídia atualmente. Por isso, confira os detalhes para fazer a escolha certa e definir o valor final!

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04 de fevereiro de 2021

Como definir o investimento em mídia online?

04 de fevereiro de 2021 - 16:28 - atualizado em 28 de março de 2024 - 21:33

Não é novidade que as redes sociais e a internet são essenciais para a Comunicação e Marketing de hoje em dia! Mas com tanta informação sobre orçamento para mídia, muita gente ainda se perde no elemento nem tão novo que se tornou obrigatório. 

Cada vez mais, as plataformas e redes sociais se adaptam para diminuir os resultados de quem não está disposto a pagar um pouquinho a mais que seja. Para que? Para as chances de aparecer na hora certa para as pessoas certas no lugar certo serem exatas!

Dessa forma, o investimento em mídia online garante a efetividade dos menores custos para os melhores resultados. Mas para isso, é preciso estudar e planejar cada campanha com precisão de acordo com o caixa e os objetivos projetados. Ficou mais fácil de entender? 

Tanto para quem está começando como para os que já sabem de olhos fechados, vale lembrar da consistência. Aos poucos, os próprios resultados ajudam a analisar e entender os melhores canais e estratégias para o sucesso. Continue a leitura e saiba mais!


6 motivos para investir em mídia online


  1. Alcança novos públicos e mercados;

  2. Atinge leads qualificados para a empresa, através da segmentação por faixa etária, localização, área de atuação e muitos outros interesses;

  3. Aumenta a visibilidade e reforça a marca, potencializando as possibilidades de vendas;

  4. Flexibiliza o investimento, sendo você o responsável por definir quanto pode gastar e pausar a qualquer momento;

  5. Inclui você no mercado atual, pois hoje a mídia online é uma realidade para todos os segmentos;

  6. Melhora os resultados digitais, já que as principais redes sociais têm reduzido o alcance orgânico.


Qual o melhor momento para a definição do investimento?

Ao planejar os custos gerais do setor, sabemos de forma mais realista e segura qual o investimento macro necessário voltado para o digital.

O que considerar na hora de definir o orçamento?

Chegou a hora mais difícil! Definir o orçamento para investimento de mídia online parece ser um desafio gigante. Com as 7 dicas que elencamos, vai ser muito mais fácil e assertivo para a sua marca alcançar resultados exponenciais. Entenda:

1. Expectativa de retorno

Procure discutir com a equipe quais foram os pontos positivos e negativos, e com isso, identificar a expectativa de retorno para as próximas ações. Quais serão os próximos objetivos traçados pela sua empresa? 

2. Valor disponível para o departamento

Lembre-se de confirmar qual será o valor disponível no caixa do setor para o período do planejamento. Com isso, inclua uma média dos principais gastos necessários e entenda qual o valor disponível para todos os tipos de divulgação. 

3. Histórico de investimento em campanhas anteriores 

Analisar o que deu certo e errado através de KPIs de acompanhamento é a melhor forma de garantir a efetividade e bons resultados. Além disso, uma das principais formas de entender as ações anteriores é através do ROI, ou “retorno de investimentos”. 

Utilizado em diferentes mercados, ele indica a efetividade das ações comparando custos e resultados através da fórmula:

Fonte: Ecommerce Brasil.


Caso já existam históricos de investimento em mídia online, pesquise e relacione os dados mais relevantes do cenário digital, como as médias de CPC (custo por clique), CPL (custo por lead), alcance ou visitas. O estudo deve levar em conta os objetivos futuros. 

Outro cálculo importante para a área é o custo por Conversão/Aquisição. Conhecendo este número e suas taxas de conversão do site, é possível entender a flexibilidade do orçamento em um novo investimento de acordo com seu objetivo de vendas e resultados.

Quanto mais histórico você gera, mais simples fica de produzir as próximas campanhas e criar metas para novos investimentos em um planejamento de mídia!

Nunca fez isto antes? Relaxa, dá para fazer testes e aprender!

Calma, se você não tem um passado repleto de investimentos, é possível simular para saber por onde começar. No Google Ads, ferramenta de investimento do Google, é você quem escolhe o custo que deseja pagar por clique, e dá para entender o alcance de cada anúncio. Por lá também são feitos anúncios para o Youtube, caso tenha interesse. 

No Gerenciador de anúncios do Facebook, todo o processo de criação informa a partir do local e público de interesse qual o valor mínimo de investimento sugerido e o quanto você vai conseguir aparecer. A ferramenta funciona para a rede social azulzinha e também para o Instagram. 

Com a pandemia, o número de cursos online gratuitos e pagos são cada vez maiores e com opções mais completas na área. Se estiver afim de se especializar, a Agência 110 sugere as marcas brasileiras referências no assunto Rock Content, RD University e a Collabplay para dar início aos estudos. 

4. Tamanho e estratégia da campanha atual

Defina a importância da campanha em questão com relação às demais que estão previstas. Desta forma, é possível definir qual será o investimento e identificar a estratégia que será adotada.

5. Divisão do orçamento por canal

Em porcentagem ou média, elenque as mídias utilizadas na campanha. Assim, fica mais fácil chegar aos valores finais previstos para cada canal.

6. Divisão do orçamento por etapa do funil de vendas

Indo ainda mais afundo, entenda a relevância de cada etapa do funil de vendas para alcançar o resultado final desejado. A partir daí, segmente ainda mais o orçamento entre elas.

7. Benchmarking do setor da empresa

Como mostramos nos passos anteriores, entender o cenário atual do setor e o histórico anterior são partes essenciais para atuar com ações e campanhas exponenciais. Nesse sentido, tornar recorrente a prática de benchmarking é uma prática excelente de avaliação dos KPIs.

Dentre todas as tarefas do setor, procure manter sua equipe atualizada sobre as principais taxas de conversão e objetivos. Faça análises de concorrência constantes e compare os resultados, retornos de público a partir de cada ação. 

Com isso, é possível otimizar os processos cada vez mais e replicar campanhas de sucesso em uma frequência cada vez maior. A Resultados Digitais, por exemplo, oferece uma ferramenta online e gratuita de cálculo e comparação das empresas do seu segmento

Próximos passos após a definição do investimento

As contas fecharam? Mas o trabalho não para! Apesar de um bom planejamento de investimento em mídia ser essencial, existem outros passos para a conquista de resultados efetivos. Quer se aprofundar ainda mais? Continue acompanhando as dicas no blog da agência 110!

04 de fevereiro de 2021 - 16:28 - atualizado em 28 de março de 2024 - 21:33

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