Como avaliar minha agência de marketing digital parceira?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Ter uma agência de marketing digital parceira pode ser uma excelente medida para agregar expertise à sua estratégia. Mas você sabe como avaliar esse trabalho? Veja dicas!


blog

03 de maio de 2021

Como avaliar minha agência de marketing digital parceira?

03 de maio de 2021 - 16:31 - atualizado em 22 de abril de 2024 - 13:00

Hoje em dia muitas empresas sabem que marketing digital é importante, mas não entendem como fazer. E já que tocar esse trabalho sozinhas pode realmente ser desafiador, contar com uma empresa parceira é um bom caminho. Mas avaliar a agência digital é tão necessário quanto contratar os serviços dela.

Muitas dúvidas podem aparecer nesse momento, inclusive sobre como são traçadas e conduzidas as estratégias. E para analisar o resultado e melhorar o relacionamento nessa parte, alguns pontos devem ser observados.

A seguir mostramos as principais dicas para saber como avaliar a sua agência parceira.

Como avaliar uma agência digital?

Para facilitar a avaliação da sua agência e modelo de trabalho com marketing digital, tente fazer os seguintes levantamentos:

1- KPIs e metas foram definidos?


Quando se trabalha com marketing digital, é fundamental que se possa acompanhar algumas métricas para nortear as ações.

Sem elas, é como andar no escuro. Não há meios para você saber se o que faz está dando certo ou não. Por isso, é importante verificar se há indicadores de desempenho e metas definidas para as ações que sua agência está desenvolvendo.

Nesse caso, cabe ressaltar que ao trabalhar com marketing todas as ações devem ser mensuráveis e o acompanhamento tem que ser realizado constantemente, tanto pela agência quanto pelo cliente.

Por meio de ferramentas analíticas, métricas devem ser avaliadas por um bom gestor e podem originar relatórios de dados sobre ROI, CAC, quantidade de conversões e geração de leads.

Além disso, há KPIs importantes para estratégias da área de marketing digital em geral, como CPC, CPM e impressões, que fornecem uma visão relevante dos resultados. Assim fica mais fácil traçar as próximas estratégias e investir nos canais certos.


2- Vocês atuam com relatórios?

Outro ponto importante para avaliar sua agência digital parceira é a geração e disponibilização de relatórios sobre as entregas.

Eles é que irão basear a tomada de decisões e poderão permitir uma visualização mais ampla de seus resultados e do andamento de cada estratégia. Além disso, esses relatórios devem ser fáceis de ver e interpretar. Por isso, verifique se eles existem ou se há um dashboard, um painel, para que você possa ver resultados de forma rápida e assertiva.

Geralmente as agências trabalham com relatórios ao menos mensais. Portanto, avalie como te apresentam resultados e qual a frequência dessas informações.


3- A estratégia tem a ver com sua persona?

Trabalhar com marketing digital pode significar atuar com diversas ferramentas de mídia diferentes. Entretanto, o ponto principal é saber se sua estratégia visual e editorial estão alinhadas com as expectativas, dores e perfil de suas buyer personas.

Sem um estudo adequado delas, sem localizar o público correto para consumir produtos e serviços online e sem fazer pesquisa e planejamento estratégico de seu conteúdo, não há como atingir resultados.

Por isso, veja se há uma jornada de compras desenhada para sua estratégia. Verifique se as buyer personas foram construídas de acordo com sua marca, seu produto e seu mercado. Em seguida, avalie se a sua identidade visual e os conteúdos que você produz, tanto em formato quanto temas, estão focados nelas e de acordo com cada fase.

É importante que você equilibre os conteúdos segundo cada etapa da jornada do consumidor. Distribua-os entre conteúdos de topo, meio e fundo de funil. Somente assim você terá condições de nutrir seus leads desde os estágios de descoberta, passando pela consideração e depois decisão.


4-Como está a evolução de cada coisa?

Com o acesso a todos esses acompanhamentos garantido, é hora de saber interpretar criticamente esses resultados. Assim, você poderá entender se eles estão aumentando ou diminuindo.

Para isso, uma dica fundamental: não se baseie só em números. Procure sempre avaliar as métricas em concordância com o seu estudo de público. Às vezes, se o seu mercado tiver um nicho muito específico, pode ser natural que a quantidade de leads gerados seja mais baixa. E nem sempre esse é um mau sinal.

Tome cuidado com isso inclusive ao comparar seu resultado com o de outras marcas. Procure sempre entender o seu cenário, a sua localização, a sua realidade. E sempre converse com a equipe da agência para ver o que pode fazer para alavancar seu retorno.


5-Qual o próximo passo nesse planejamento?

Mais do que velocidade, preste sempre atenção à direção de suas estratégias de marketing. É importante conhecer o que está sendo feito, mas estar de olho no futuro é essencial. No momento de avaliar, veja se a agência está antenada às tendências do mercado, se busca se atualizar e trazer novas ideias para o seu negócio.

Somente assim e tendo pensamento analítico, observando de perto os feedbacks do seu público, é que ela poderá extrair insights importantes para o crescimento de sua visibilidade e negócio por meio do marketing digital.

Observe se ela procura compreender a mudança dos algoritmos e se é capaz de oferecer um serviço totalmente integrado, de acordo com suas necessidades.


Demais conselhos úteis para avaliar agência

De modo geral, outros aspectos podem ser analisados para que você possa avaliar a agência e descobrir se ela tem potencial e diferencial para te ajudar a conquistar resultados:

  • Observe se ela entende de SEO, se está alinhada às boas práticas de qualidade dos conteúdos e se entrega-os otimizados.
  • Veja se a agência entende de performance. Links patrocinados, mídia paga e demais ações podem complementar seu trabalho de inbound e turbinar o marketing digital de sua empresa, ajudando a gerar mais leads.
  • Confira se a empresa prioriza resultados a longo prazo. Se a agência trabalhar com o conceito de branding, é provável que você consiga credibilidade e retorno positivo além de uma ou outra campanha.
  • Analise os cases de sucesso da agência e se ela possui certificações e destaques em seu trabalho. Isso ajuda a trazer confiança e atesta know-how para agregar em seu negócio.

E então, este conteúdo te ajudou a esclarecer como avaliar a agência digital parceira com mais facilidade? Aproveite para ler mais conteúdos em nosso blog e descobrir como agregar sempre inteligência ao seu marketing digital.

03 de maio de 2021 - 16:31 - atualizado em 22 de abril de 2024 - 13:00

Posts relacionados