Estratégia de marketing digital: contratar equipe ou terceirizar?

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Se está pensando em investir em Marketing Digital para ampliar seus resultados, possivelmente já se deparou com a seguinte questão: contratar uma equipe dedicada para minha empresa ou terceirizar o trabalho para uma agência especializada? 


Antes de mais nada, é importante entender o papel de cada uma das opções para o seu negócio. Confira nesse artigo!

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03 de agosto de 2017

Estratégia de marketing digital: contratar equipe ou terceirizar?

03 de agosto de 2017 - 18:57 - atualizado em 16 de abril de 2024 - 17:27

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À medida que sua empresa busca ampliar os resultados e cultivar novos clientes, torna-se indispensável considerar o investimento em Marketing Digital para garantir o crescimento sólido de seu empreendimento. Neste momento, uma dúvida comum que permeia entre a grande maioria dos gestores é: contratar uma equipe interna ou terceirizar as ações de marketing para uma agência

Se você também está procurando argumentos reais a cerca dessa dúvida, é preciso dar um passo atrás e entender primeiro qual seria o papel desempenhado por cada uma dessas opções em seu negócio. Acompanhe!

Marketing digital: contratar equipe ou terceirizar?

Um dado recente chama bastante atenção para a representatividade do Marketing Digital e como as empresas precisam se preparar para essa realidade. 

Cerca de 68% dos e-consumidores vão nas redes sociais para lerem publicações de outras pessoas sobre o produto ou marca, antes de efetuarem a compra. 

Independentemente do público a ser atendido, do produto ou do serviço oferecido, o consumidor está atento a tudo que acontece no ambiente online e, por esse motivo, é preciso conquistá-lo através de um site interessante, conteúdo relevante e principalmente manter uma presença ativa, seja através de anúncios nos buscadores, de postagens nas redes sociais ou outras formas efetivas. 

No entanto, não basta somente estar presente, é preciso fazer do jeito certo e é nessa hora que você precisa fazer a escolha assertiva entre contratar ou terceirizar sua equipe de marketing digital

Quando contratar equipe interna

A contratação de novos membros para formar uma equipe que vai executar as ações de marketing de sua empresa, nem sempre é uma atitude assertiva. 

Isso porque no marketing digital, existem diversas frentes que precisam ser trabalhadas e cada canal, exige uma experiência e uma especialidade diferente. O profissional que cria pequenas chamadas atrativas e consegue engajar o usuário em poucos caracteres de uma Rede social, muitas vezes não é o mesmo profissional que vai conseguir criar um texto para um blog de maneira super aprofundada para fazer com que a sua marca se torne relevante, de fato. 

Da mesma forma, o analista que vai gerenciar seus anúncios de Google Adwords, nem sempre tem a mesma expertise para conquistar bons resultados através de campanhas de Face Ads, por exemplo. 

E acredite, durante pouco tempo você até consegue sustentar a ideia de investir em um profissional que se diga bom em tudo, mas por experiência de mercado, profissionais que precisam fazer tudo, acabam não fazendo nada com maestria. Você não quer que o marketing da sua empresa, sua principal vitrine online seja construída de forma rasa, não é mesmo?

É aí que começam os primeiros desafios, pois além de ter que encontrar especialistas de diferentes áreas do marketing digital, você também deve saber que o custo desses profissionais (ainda mais se pensarmos nos encargos de cada profissional CLT) serão bem altos. 

Com esse cenário desafiador, muitas empresas (dependendo do porte), acabam optando por investir em uma equipe incompleta o que pode impactar diretamente na qualidade de sua estratégia, uma vez que no marketing digital, todos os canais precisam estar muito bem alinhados. 

Quando contratar agência digital

Optar por investir em uma agência digital com um histórico de sucesso, na maioria das vezes é a escolha mais inteligente e menos dispendiosa para o seu negócio. 

Isso porque quando se trabalha com uma agência competente, a equipe dedicada para atender sua estratégia, normalmente tem um know-how aprofundado em técnicas do marketing digital e no nicho de mercado em que você atua, isso acaba potencializando  seus resultados. 

Além do mais, em uma agência de qualidade, todos os profissionais são capacitados, especializados e certificados para atuar em suas respectivas áreas e esse diferencial faz com que a curva de fechamento do seu negócio fique bem mais curta. Afinal, você conta com uma equipe multidisciplinar e com conhecimento empírico do marketing digital devido as competências adquiridas em diversos nichos de mercado, isso também faz com que o seu investimento seja bem mais assertivo. 

Por outro lado, ao trabalhar com colaboradores recém-contratados, você terá que passar pelo desafio de alinhar a experiência de marketing deles com as necessidades de sua empresa, o que vai demandar tempo, treinamento e gestão de pessoas. 

Com isso, podemos dizer que trabalhar em parceria com uma agência digital, pode tornar o custo x benefício do marketing da sua empresa muito mais vantajoso financeiramente. Além de garantir um trabalho de qualidade em um curto espaço de tempo.  

Portanto, entre contratar equipe ou terceirizar para agência, opte por encontrar um fornecedor de qualidade e terceirize para conquistar mais clientes de forma mais efetiva!

E você? Já atua com marketing digital? Compartilhe sua experiência conosco! 

03 de agosto de 2017 - 18:57 - atualizado em 16 de abril de 2024 - 17:27